quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Campanha contra o aumento da mensalidade!

Carta Aberta a Comunidade UNIME

Caros colegas,
A nova gestão do DCE Unime (2009/2011) - "Nada será como antes" está ciente de que a nossa faculdade está passando por diversos problemas, sendo sucateada, e nós, estudantes da Unime, somos as principais vítimas. Diante dos fatos que estão acontecendo, como o aumento de mensalidade de forma abusiva e mais freqüente, reduções das cargas horárias dos cursos, falta de manutenção das estruturas práticas do curso (como exemplos, a falta de material para a prática nas clínicas da faculdade e para o funcionamento do curso de arquitetura - deterioramento das pranchetas), biblioteca defasada e falta de incentivo à monitoria, percebemos o quão é importante, necessário, e urgente agir.
Para tanto, se torna indispensável a participação de cada um de nós, os quais mantemos essa faculdade e sustentamos seus lucros cada vez mais altos. Além disso, nossa faculdade precisa melhorar em pontos que são precários desde sua existência, como a matrícula, cota de xérox e impressão (em qualquer faculdade séria há cotas de xérox e/ou impressão), atendimento, etc.
Nesse contexto, também ocorreram demissões de professores qualificados e funcionários que já estabeleciam uma boa relação com a instituição e com acadêmicos. Os setores como SAA e SICP oferecem um atendimento desrespeitoso para os acadêmicos nos inícios de semestre, fazendo com que os estudantes percam horas em filas à espera por atendimento, porém é necessário colocarmos que, em geral, os funcionários que ficam responsáveis pelos atendimentos e re-matrículas acadêmicas dos alunos não são os culpados pelos péssimos atendimentos que os setores citados anteriormente estabelecem com os seus alunos, muito pelo contrário, isso se deve pela instituição ser refém do grupo IUNI, fazendo com que, na busca incansável por lucros cada vez mais altos, a qualidade de atendimento e da educação fornecida seja cada vez mais reduzida.
Essa nova gestão é inovadora em todos os sentidos, pois estamos realmente do lado dos estudantes, querendo melhorias para nossa faculdade, deixando de ser um DCE apático e pouco representativo, afinal, o DCE é composto por alunos também e nós passamos pelos mesmos problemas e dificuldades que todos os outros, então, nos sentimos mais que obrigados a tomar uma iniciativa contra tudo o que está acontecendo. Nesse momento, queremos convocar a todos e todas que se sentem ofendidos e feridos pelas atitudes da faculdade a buscar os seus direitos, travando uma luta cotidiana, de idéias e ações contra a exploração da faculdade sobre nós estudantes, num movimento contra o abuso, a falta de decência, falta de bom senso, de razoabilidade, de respeito que a Unime/IUNI nos trata.
Chega de tantos abusos! Enquanto o IUNI divulga balanços financeiros de mais de 50 milhões de reais em lucros
anuais, os estudantes continuam pagando a conta. Educação não é mercadoria, não podemos pactuar com os
estudantes da UNIME sustentando estes gigantescos lucros . Por esses e outros motivos que só nós, estudantes da
UNIME,que sentimos na pele, propomos:

Redução de Mensalidades sem Redução de Qualidade
Desconto de 25% para Monitores
Matrícula dos Inadimplentes com Negociação na UNIME, contra a Transferência da dívidas para cobradoras!
Pela Elaboração de um Programa de Responsabilidade Social da UNIME através de Redução de Mensalidades para estudantes que não têm condições de pagar (alunos que possuem FIES, CREDUC e alunos que ficaram desempregados durante o semestre letivo)
Por um projeto de assistência Estudantil com abertura de uma creche para filhos de estudantes, professoras e funcionárias; Cotas de Xerox e Impressão; Restaurante Universitário; República Universitária; Apoio para trabalhos acadêmicos.
Redução de 10% das Mensalidades
Pelo aumento das cargas horárias dos cursos
Contratação e Capacitação dos Funcionários do SICP e SAA
Pela Reativação do Comitê de Ética em Pesquisa;
Por um Programa de Incentivo à Qualificação dos Professores;

Saudações Estudantis,
DCE - UNIME
Gestão 2009/2011 - ‘‘Nada Será como Antes’’

“Ser estudante e não ser revolucionário: eis uma contradição genética!